Terça-feira, 21 de Julho de 2009

Nunca deixes de sonhar

 Quando chegamos a este mundo trazemos os olhos cheios de simplicidade e de uma alegria ingénua, contagiosa... Nesse fase da nossa infância, despreocupada e leve, quantos sonhos temos? A imaginação corre livremente. Não há limites para a mente fértil. Tudo é possível.

Mas crescemos, e a vida encarrega-se de apagar um pouco o brilho dos nossos olhos. Ouvimos tantas vezes a palavra "não" que, pouco a pouco, revestimo-nos de cuidados exagerados. Passamos a ter medo de ousar, ir mais além, de transpor os limites... Devagar, muito lentamente, passamos a pôr cada vez mais travões na nossa alma, a exercer autocensura, a matar a imaginação. Antes de sonhar já dizemos: "Ahh, isso não é possível!", ou "Isto não vai acabar nada bem!". Não nos permitimos imaginar algo novo e ousado.

Mas, pensemos, será que vale a pena viver de uma forma tão metódica, com cada passo contado, com os sonhos reprimidos...? A resposta é não. Não vale a pena sufocar os sonhos, porque podem ser a ponte para uma vida mais feliz e plena.

Um sonhador é alguém que não se acomoda. Busca sempre algo bom, novo, diferente. É um idealista, um lutador. No entanto não estamos a falar de pessoas rebeldes, daqueles que querem quebrar as regras como forma de provocação. Falamos de pessoas que aspiram a viver num mundo mais justo, cheio de ética e paz.

Lembram-se de quando o John Lennon cantava que era um sonhador, mas que não era o único? Na música Imagine, ele imaginava um mundo livre de preconceitos religiosos, sem que as fronteiras dos países impedissem aos homens de ser irmãos. Bom, o que Lennon queria era que mais sonhadores se unissem a ele, para que o mundo fosse um, muito mais unido, mais solidário e com amor.

Vamos aceitar este convite? Sim, porque aceitar essa chamada de irmandade é também aceitar a mensagem de grandes lideres religiosos, filósofos, pessoas de bem. Recordem que a humanidade evolui porque há quem sonhe. Inventores, cientistas e pensadores em geral são grandes sonhadores.

Gandhi sonhou que a independência da Índia seria conquistada sem recurso à violência. Conseguiu vergar o poderoso império britânico sem usar armas. Nada mais que gestos de amor, seriedade e uma vontade determinante.

São homens como eles os verdadeiros sonhadores. Não esperam sentados. Não se deixam abater. Não deixam que o pessimismo alheio os contamine.

Os sonhadores movem o mundo, a partir de ideias que transformam em realidade. Os seus são sonhos de bem, de fraternidade, de gestos de amor.

Permite-te também sonhar com coisas belas, procurar mudanças positivas. Toca as estrelas com a ponta dos dedos. Sonha... Sonha, sim! Todos os dias e a todas as horas, e tenta que os teus sonhos se materializem, para mudar o mundo para melhor. Sonha....

 

Música: Imagine - John Lennon

 

música: Imagine - John Lennon
sinto-me: sonhador

Alma às 21:48
| comentar
6 comentários:
De Maluketa a 20 de Julho de 2009 às 17:01
Estou a gostar de ver e de ler então...ohh..ohh..temos sonhador....temos escritor ... está simplesmente fantástico!! Parabéns tem cor...cheiro...sabor e salero!! Amei...


De Alma a 21 de Julho de 2009 às 03:39
Sonhar, sonhar, sonhar... Sempre sonhamos... curioso não? Mesmo não querendo, depois não nos lembramos... sonhamos sempre. Será porque é a única parte da nossa consciência em que podemos ser felizes? Ou será essa a verdadeira realidade e estamos a viver um grande sonho? Se medíssemos pela quantidade de felicidade e satisfação que produz, onde permaneceríamos mais tempo?

Um sonho lindo de encantar para ti.

Obrigado


De tontices a 20 de Julho de 2009 às 17:58
E como dizia o poeta " O sonho comanda a vida ... e sempre que um homem sonha o mundo pula e avança..." O que seria de nós se nao sonhassemos... Claro que conforme vamos crescendo os sonhos vão-se mudando , são outros , mas sonhar sempre , porque um dia que deixemos de sonhar , deixamos de viver. Bjs


De Alma a 21 de Julho de 2009 às 03:47
Viver... sonhando. Sonhar deve ser um mecanismo de protecção para impedir que fiquemos loucos por excesso de realidade.
Eu só sei que gosto de sonhar, mesmo que sejam pesadelos...
Isto leva-nos a pensar que nos filmes, livros e a TV fazem algo parecido, mesmo que de uma forma mais invasiva.
Vamos sonhando... todos os dias...

Obrigado
Beijinhos


De gatinhaperdida a 8 de Junho de 2010 às 09:50
Já cheguei ao ponto em que cada vez mais me é dificil continuar a sonhar...
Onde cada vez mais me é dificil acreditar que o mundo ficará melhor,que as coisas e as pessoas melhorem...

Sonho,imagino,chego a pensar que realmente as coisas se vão realizar ,pelo menos algumas,ponho a esperança em certas situações e pessoas e depois...nada,só o desconforto,a desilusão de chegar à conclusão que sonhei alto de mais e quem sabe até insandeci porque sonhei e esperei que realmente fosse acontecer...mas ós despois...pimba...leva lá uma cacetada para não estares com coisas....

Sonhar não é dificil....
O dificil é permanecer um(a)sonhador(a)


De Alma a 6 de Setembro de 2010 às 21:40
Não deixes de sonhar porque "o sonho comanda a vida".


Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts por mês:

Abril 2014

Fevereiro 2014

Abril 2012

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Novembro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

tags

todas as tags

mais sobre mim:


quem sou?

seguir perfil

. 19 seguidores